23 febrero 2010

IMPRESORES PORTUGUESES HEBREOS (II)

Elesier Toledano

Nome / Nombre: Elesier Toledano.

Formas impressas/conhecidas do nome: Elezier Toledano, Rabi Elieser.

Período de actividade / Fechas de actividad: 1489-1492.

Lugar: Toledo

Lisboa (1489-1492)

Fez, Turquia (anterior a 1516)

Notas: Sem marca conhecida. Proprietário e editor de uma oficina tipográfica que dirigiu movido por intuitos devotos e piedosos. Não exerceu actividade enquanto impressor, sendo, no entanto, conhecidos os nomes de alguns dos artífices que com ele colaboraram.

De origem espanhola, viveu em Toledo e talvez em Híjar, antes de se estabelecer em Lisboa. Não confundir com Elisier ben Abraham Alantanasi, impressor em Híjar, entre 1485-1490, cujas gravuras e matrizes dos tipos terão sido, provavelmente, utilizadas por Elesier Toledano bem como por outros impressores.

A sua primeira impressão conhecida é a da obra Novas da lei ou Comentário ao Pentateuco (16 de Julho de 1489), devida ao Rabi Moses ben Nahman. As suas edições ficaram célebres pela sua qualidade e perfeição tipográfica e pelo rigor textual, tendo sido modelo para outros impressores judeus dentro e fora de Portugal. Veja-se o caso da edição lisbonense do Pentateuco, impressa por Zaqueu em 1491.

Em 1491, trabalha consigo um outro impressor, José Kalfon, na impressão de Os cinco livros da Lei.

Parte do seu material tipográfico foi, posteriormente, usado por um seu anterior empregado, Judiah Gedaliah, em Salonica (1515-1535).

Caracteres usados: tipos quadrados de três tamanhos e rabínicos de um só corpo; usou material tipográfico proveniente de HÍjar. Terão ainda sido utilizados caracteres latinos na impressa de Certificados de indulgências (talvez entre 1489 e 1492).


Abraão d'Ortas

Nome / Nombre: Abraão d'Ortas

Formas impressas/conhecidas do nome: Abraham Ben-Semuel d'Ortas, Samuel Dortas

Período de actividade / Fechas de actividad: 1494-1496

Lugar: Leiria

Notas: Sem marca conhecida. Filho do impressor Samuel d'Ortas, oriundo de Orthez (Pirinéus Atlânticos), teve mais doi irmãos que colaboraram na oficina tipográfica da família. Foi o principal artífice da oficina da família e , ainda, abridor das matrizes e fundidor dos caracteres tipográficos.

Em 1494, imprime-se a primeira obra, Primeiros Profetas, tendo sido acabada a 2 de Fevereiro. Sabe-se hoje, através de estudos de gematria aplicados à leitura do colofão, que os Provérbios de Salomão, edição custeada pelo rabino Samuel Kolodro, tem data de 30 de Junho de 1497 e não a de 25 de Julho de 1492, como se suponha. Só assim se pode, também, compreender a manifestação de surpresa e admiração do impressor pela nova arte, no colofão de 1494.
Em Fevereiro de 1496, imprimem-se as tábuas astronómicas do matemático Zacuto, o Almanach, em Castelhano e Latim, sob financiamento régio, abandonado o país após o decreto de expulsão dos Judeus, em 5 de Dezembro do mesmo ano.

Caracteres usados: três tipos de caracteres quadrados e um de letra rabínica. Na mesma oficina, supõe-se que também tenham sido usados caracteres ocidentais góticos.



1 ANSELMO, As origens…, p. 122-126.

Delgado Casado, Juan - Diccionario de impresores españoles (siglos XV-XVII). Madrid: Arco Libros, 1996, vol. II, p.200-202.

2 DIAS, João José Alves - Nova forma de transmissão… p. 496-495, e nota 209 da p. 295.

3 DIAS, opus
cit. p. 494 e nota 208.

4 Ibidem, p. 495 nota 215.
5 ANSELMO, As origens…, p. 126-128.


Sofia Simões

3 comentarios:

rui dijo...

Sem querer entrar em polémica, até porque o aqui escrito é facto aceite, pois já foi objecto de múltiplas publicações. Sugiro, no entanto, a consulta, sempre importante para os mais curiosos e estudiosos de:
http://www.jewishvirtuallibrary.org/jsource/judaica/ejud_0002_0009_0_09521.html
(referência de várias publicações em Portugal e Península Ibérica ... e não só como é óbvio!)
http://www.collectionscanada.gc.ca/incunab/index-e.html
(mais generalista, mas fundamental para uma visão e compreensão da imprensa hebraica)
http://www.nawpublishing.com/expansionpages/ephemera/jewish_publishing.htm
(contem informações sobre impressores em Portugal e suas obras)
Cumprimentos

Carlos Fernández dijo...

Muchas gracias por tus aportaciones.

Saludos.

sofia simões dijo...

Rui,
Gostaria, também eu, de agradecer-lhe pessoalmente as suas indicações e o facto de ter comentado.
Cordialmente.

 
Creative Commons License
http://marcasdeimpresor.blogspot.com is licensed under a Creative Commons Reconocimiento-No comercial-Compartir bajo la misma licencia 3.0 España License.